O GeMA é uma ferramenta multifuncional que permite criar, converter, listar, descarregar e submeter ficheiros de metadados para o Sistema de Metadados dos Açores.

O desenvolvimento do GeMA decorreu da necessidade de se criar um editor que obedecesse às regras definidas pela Diretiva Inspire e aos requisitos aplicáveis à criação e manutenção de metadados para conjuntos de dados geográficos, séries de conjuntos de dados geográficos e serviços de dados geográficos, estabelecidos através do Regulamento (CE) n.º 1205/2008 da Comissão, de 3 de dezembro, e que, ao mesmo tempo, estivesse em conformidade com o Perfil Nacional de Metadados de Informação Geográfica (Perfil MIG 2.0). Também o Decreto Legislativo Regional n.º 42/2012/A, de 8 de outubro, que cria a Infraestrutura de Dados Espaciais interativa dos Açores e define o quadro jurídico que transpõe, para a ordem jurídica interna e na Região Autónoma dos Açores, a Diretiva Inspire, determina a necessidade de criação e manutenção de metadados, tendo em conta os requisitos definidos no Regulamento (CE) n.º 1205/2008, de 3 de dezembro.

Para efetuar o download do GeMA clique aqui.
Nota: O GeMA não funciona no Sistema Operativo “Windows XP”.

Documentos de apoio ao GeMA:

O GeMA deverá ser referenciado da seguinte forma: “Gestor de Metadados dos Açores (GeMA), versão 6.0.1, © Governo dos Açores”.

Caso possua dúvidas em relação ao funcionamento da aplicação ou ao preenchimento de metadados, por favor entre em contato connosco através do:

Endereço eletrónico: [email protected]
Contacto telefónico: 296 206 700